sábado, 16 de novembro de 2013

O MENSAGEIRO DOS DEUSES

Hermes de Praxiteles

Além de ser um mensageiro dos deuses (arauto), Hermes era também um psychopomp. Isso significa que ele foi responsável pelo transporte de almas dos mortos para o submundo (uma tarefa muito facilitada pela sua velocidade, considerando quantas pessoas morrem). Um trabalho relacionado com a sua era a de trazer sonhos para as pessoas enquanto dormiam.

Além disso, Hermes também foi tratado como um deus com autoridade sobre pastores, rebanhos e manadas. Como um deus pastoral que ele estava envolvido com a fertilidade, talvez a razão pela qual um falo ereto é normalmente colocado em estátuas hermai dele.

A estátua de Hermes de Praxiteles foi criada em torno de 343 aC, de mármore de Paros, e é o único sobrevivente trabalho original de Praxiteles, um dos maiores escultores da Grécia antiga. Ela foi descoberta intacta em 1877 sob vários metros de terra do Olympia. Descrevendo um jovem Dionísio tentando tirar algo da mão de Hermes ', comemorou um tratado de paz entre a Eleians e Acradians e ficou no templo de Hera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário