domingo, 10 de novembro de 2013

HERMETISMO - O QUE É RESERVADO

Foto: Reprodução


O Hermetismo na atualidade é o conglomerado de conhecimentos que muitas instituições possuem, ou dizem possuir, e cujas origens são atribuídas a Hermes. Hermes, considerado como um deus do Panteão da Antiga Grécia, recebeu o mérito de ser o autor desses conhecimentos, mas na verdade eles foram trazidos até ao atual ciclo de civilização, no antigo Egito por Thoth também considerado um deus no Antigo Egito.


A divindade de Hermes provém da introdução do deus Toth na religião grega. Toth é um deus egípcio que simboliza a lógica organizada do universo. Ele é relacionado com o ciclo lunar que expressa nas suas fases a harmonia do universo. Como o deus da sabedoria, o Toth foi designado como escritor de uma série de textos sagrados egípcios que descrevem os segredos do universo. Os textos Herméticos antigos podem ser considerados também retentores de ensinamento e de uma base de iniciação a antiga religião egípcia.



Como todos os deuses egípcios o Toth inicialmente era adorado localmente, mas depois a sua adoração espalhou-se por todo o Egito. Uma das localidades de adoração ao Toth era na Grande Hermópolis. Com o estabelecimento da dinastia ptolomaica naquela região os Gregos imigraram também para a cidade sagrada de Toth. Desta imigração de gregos advém a identificação de Hermes com Toth.



Como a origem dos conhecimentos herméticos datam de alguns milhares de anos, é natural que durante a sua existência tenham ocorrido transformações profundas, tanto no que diz respeito a aspectos organizacionais como no contexto dos próprios ensinos. Disto resultou um grande número de organizações no passado assim como no presente intituladas de "Ordem Hermética".



O Hermetismo cobre um vasto leque de conhecimentos, é muito abrangente por compreender um somatório de conhecimentos acumulados ao longo de milhares de anos e que pertenceram a várias civilizações.
O Hermetismo é à base de todo o misticismo ocidental. Nenhuma organização pode dizer que não tem o Hermetismo como base, seja ela a Alquimia, a Cabala, a Magia, a Maçonaria, e muitas outras, juntamente com todas as religiões, direta ou indiretamente, são "filhas" do Hermetismo.


hermestrismegistus1.jpg

Os princípios básicos do hermetismo são:

• Mentalismo - “O Todo é Mente, O Universo é Mental”
• Correspondência - “O que está em cima é o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

• Vibração - “Nada está parado tudo se movimenta”

• Polaridade – “Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto”

• Ritmo - “Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem marés; tudo sobe e desce, tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda, o ritmo é a compensação”

• Causa e Efeito – “Toda a causa tem o seu efeito, todo o efeito tem a sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma lei desconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à lei”

• Gênero – “O gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e feminino; o gênero manifesta-se em todos os planos.

Sempre existiram muitas organizações que se intitularam de Sociedade, ou de Ordem Hermética, e também na atualidade. Muitas trazem ensinamentos autênticos, embora algumas atribuam o nome "hermética" a conceitos de grupos ou meras fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário