domingo, 10 de novembro de 2013

HERMES TRISMEGISTO, MEDIADOR ENTRE MACROCOSMO E MICROCOSMO

Foto: Reprodução

“Hermes, apelidado Trismegisto, entrou na cena Filosófica como pai dessa Arte e, o que quer que ele tenha sido, são apresentadas diversas opiniões segundo os autores. Falta pouco para afirmar que ele foi Moisés, e pelo menos a esse respeito concordam que ele foi um egípcio por causa de sua nação de origem, e um Filósofo muito perspicaz. Ele é nomeado Pai dessa Filosofia, pois foi o primeiro (os livros de tais autores o mostram) que a relatou. 

Alguns querem, no entanto, que essa ciência provenha de Enoque que, prevendo o dilúvio, inscreveu as ciências liberais (entre as quais a Alquimia) em sete tabuletas que legou à posteridade. Tendo entrado no Vale de Hebron, Hermes por sua vez as descobriu, e hoje elas são chamadas Tábua de Esmeralda, e em seguida instituiu a ciência que lhe é própria. Outros opõem com veemência que Noé possui essa ciência, e a levou em sua Arca. Aliás, são muitos os que se esforçam para fundar essa Arte com base em algumas passagens da Escritura, e escreveram que Salomão possuía seu conhecimento. Alguns a fazem remontar ao próprio Adão e a Abel, assim por diante, até Seth.” 

Eyrénée Philalèthe, Da Metamorfose dos Metais 



"É isto, a alquimia: conduzir a seu tempo o que ainda não conseguiu; realizar a natureza do chumbo a partir de seu mineral grosseiro, trabalhá-lo, torná-lo próprio a alguma utilidade [...]

Aprende então a reconhecer o que é a alquimia: essa arte que, por intermédio do Fogo, transforma o que é impuro até torná-lo puro."

Paracelso, “O Livro da Alquimia” 


Sagrado Iantra Hermético
Foto: Reprodução
Sagrado Iantra Hermético 

“Do homem e da mulher faze um círculo, e deste um quadrado, em seguida um triângulo e ainda um outro círculo, e terás a pedra filosofal. Este Iantra está acorde com a TETRACTYS pitagórica, de tal sorte que, o noivo e a noiva, após realizarem as núpcias do círculo interior – o uno microscópico – através de uma sequência quaternária, transformam-se no Dez Macroscópico – o triângulo ou TETRACTYS – o qual, por sua vez, abarca todas as possibilidades cósmicas representadas pelo círculo maior. Estas etapas estão representadas pelas seguintes cores: preta, branca, [citrina] e vermelha (imutável).”
Do Evangelho de Tomé



Hermético - ‘reservado’, os conhecimentos de Hermes Trismegistos sobre o Universo, sobre a Humanidade. Aquilo que está guardado dentro de cada imo, a sabedoria Divina retida até que o Humano restabeleça sua conexão com a Fonte – Deus/Pai/Mãe -, e se eleve além do estado de amnésia, para manifestar sua forma plena – tal a semelhança ao Criador – e faça de sua existência terrena pura magia, sentindo-se feliz de existir. E, que todo o esplendor reservado, muitos vezes lacrado, hermético, no interior de cada corpo/alma, se liberte, se torne multidimensional, sem limitações. Afinal, como ensina Hermes “o que está em cima é o mesmo que está embaixo.”


“A fonte de toda a Criação é a conscientização pura...
a potencialidade pura que busca expressar-se do
não manifesto ao manifesto...

E quando descobrimos que nosso verdadeiro
Eu é potencialidade pura, alinhamo-nos
à  força que coordena tudo no universo”.



"Hermes, cujo nome significa intérprete ou mensageiro, era o deus da eloquência e da arte do bem falar, também o deus dos viajantes, dos negociantes e mercadores (seu nome latino, Mercúrio, deriva de merces, mercadoria em latim), e também dos ladrões. Diplomata, ocupava-se da paz e da guerra, dos desentendimentos e dos amores dos deuses, do interior do Olimpo, dos interesses gerais do mundo, tanto no Céu, na Terra, como nos Infernos. Conduzia aos Infernos as almas dos mortos, e ninguém morria sem que o psicopompo tivesse rompido os laços que unem a alma ao corpo. Em suma, era o mais ocupado dos deuses e dos homens."






Nenhum comentário:

Postar um comentário